quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

7. Te amo papai

 A tarde se vai e a noite chega.

À tarde sempre foi por natureza triste,

Era só sensação,

Agora, às tardes tem motivos para serem tristes...

Nestes dias papai se foi,

Seus olhos dormiram deste mundo,

Seu corpo descansou e terra se tornou.

Não verá mais o sol se esconder no poente 

Enquanto a luz dourada acaricia os ramos tortos das catingueiras e juremas...

Não mais frio, papai era friorento e não reclamava do calor,

Nada mais de doce de mamão ou de caju...

Nada mais de queijo,

Nem um petisco de carne ou queijo para o lourinho,

Nem para sherlock...

Quando imaginava que papai se ia, meu peito explodia de dor.

Quase enlouqueci quando descobrimos a enfermidade como ele chamou.

Pensei... Enfermidade!

Enfermidade é melhor que câncer.

E quando caia a noite no mês enfermo, antes da cirurgia.

Quando ia dormir que lhe entregava os comprimidos...

Aqueles quatro comprimidos que tomava um a um...

Quando pegava o pinico,

Quando arrumava sua cama...

Aconchegava aquela coxa verde,

Dobrava ao meio

E dava espaço para ele rezar,

Não apagava a luz,

Beijava sua cabeça calva,

Sentia seu cheiro,

O cheiro de sua vida,

Então ele rezava,

Creio que pedia pela saúde,

Mas nunca saberei.

A oração é algo muito pessoal.

Depois de enrolado,

Ia lá beijá-lo novamente e dizer o quanto o amava.

Eu ia, Li ia, Roberto ia e Meire ia...

Aquele homem que foi tão forte um dia,

Se tornou um amável idoso,

Embora não sentíssemos isso,

A tarde caiu...

E para onde vai o dia,

E para onde vai a tarde,

E para onde foram suas orações,

E para onde foi sua alma,

Terá ouvido meus monólogos?

Meu peito papai está cheio de ti,

Acredite,

Desde o dia que me tornei pai,

Sinto que sou um pouco de ti.

E o senhor é nós,

O senhor e mamãe são a totalidade

E nós sua particularidade...

Te amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh