sábado, 20 de fevereiro de 2021

35. Filosofia de vida

 Uma boa pergunta pode ser matéria para pensar a vida inteira.

E a gente vive tentando encontrar essa pergunta, esse motivo para viver.

Por não saber onde encontrar andamos perdidos anos a finco e as vezes passamos a vida inteira.

Se encontrei minha matéria para pensar.

Confesso que ando cansado de buscar.

Os anos tem me ensinado a ver a totalidade.

Acho que não encontrarei esse pensar na particularidade.

Não tenho a ilusão de que irei encontrar.

Aprendi um punhado de coisas,

Sistemas de classificações,

Entendimentos racionais,

Uma certa lógica do pensar.

De maneira que quando acho que cheguei a algum lugar,

Se olho a totalidade percebo que cheguei apenas a mais uma célula da existência.

Foi só uma mudança de esfera.

A dor nos ensina da pior forma,

Sabe quando percebemos que algo passou e ficamos atordoados sem perceber qual foi o lado.

Ainda alimento certas ilusões...

Não sou intenso como foi Cristo, Mozart, Gogh, Nietzsche ou Borges.

Se comparado sou um pequeno caramujo diante de mangas largas de corrida.

Não encontrei a pergunta,

Mas as reflexões se fazem mais rasas.

Se me perco nelas, talvez porque me deem prazer na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh