quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

25. Vinca

 Vincas

Roberto plantou vincas no nosso jardim,

Plantou vincas alvas e depois vincas rosas.

Tenho uma longa memória das vincas,

Será provável que foi o odor que se apegou ao meu cérebro?

Papai cuidava das vincas 

Quando ia lá eu cuidava dela,

Pensava um pouco de água por algumas flores.

Na terra arenosa e seca crescia e cresce a vinca,

Quando a gente coloca a água a terra chupa tudo e não deixa nada.

Em 2010 tinha água de sobra do porção,

Agora a gente fica racionando a água

Enquanto as vincas sedentas crescem nas beiras das calçadas,

Crescem aos montes no inverno nos monturos,

Algumas sobrevivem e outras não,

Adoro as vincas,

Adoro sua resistência,

Suas folhas brilhosas,

Seu odor esquisito,

Dizem que seu alcaloide cura até leucemia.

Por enquanto enfeita minha tristeza,

Me faz sentir em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh