quarta-feira, 27 de abril de 2011

Transparência

Transparência tem peso?

O que é transparência? Segundo o dicionário Priberam esse nome tem os seguintes significados.

transparência
(transpar[ecer] + -ência)
s. f.
1. Qualidade do que é transparente. = diafaneidade
2. Superfície ou tecido transparente.
3. Película ou folha de material transparente onde se escreve ou imprime o que se detina a ser reproduzido com um retroprojetor!. = acetato

Mas a questão é se transparência tem peso?
Fisicamente existem corpos que são transparentes os quais permitem ver o que se passa em seu interior. Quando penso no transparente penso num corpo fora do eu, algo além do subjetivo. O qual deixa transparecer qualidades que seria impossível de ser percebido se não existisse a transparência.
A transparência é para mim algo que exige muito da visão. Pois é a luz que vai dizer se algo é transparente ou não. Muitas coisas são transparentes os cristais, os vidros, os plásticos, o ar e a água são transparentes, mas até onde algo é transparente?
Certas propriedades da matéria como sua constituição e sua organização é que permite que algo seja transparentes ou não.
Dependendo da substância que constitui a matéria esse corpo pode ser transparente ou não, ser dotado de peso ou não.
Peso é uma força gravitacional um corpo exerce sobre outro corpo. Portanto quando corpos sólido cristais, vidros; líquido água e gasoso o ar, sim a transparência tem peso, pois existem ai corpos exercendo força sobre outros corpos.

Transparência me arremete também a valores que as pessoas atribuem a se e a outras pessoas. Uma pessoa transparente é alguém que fala com clareza, que não esconde o que sente o que pensa. E aqui também há um peso da transparência, pois através da maneira com que se expressa pode ou não sensibilizar o outro.

Para todos os fins, eu acho que a transparência tem peso, mas penso ainda que é algo subjetivo. Cada um tem que encontrar o próprio sentido para esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linguagem intuitiva

 Quem conhece a linguagem dos pássaros, Quem conhece a linguagem das flores, Quem conhece a linguagem dos rios, Quem conhece a linguagem do ...

Gogh

Gogh