sábado, 16 de abril de 2011

Solidão

Certos animais tem o hábito de viver solitário. Não entendo a vantagem de viver só. Acho que as vezes ter um monólogo é muito bom, mas viver sempre monologando é meio louco. Acho que precisamos de vem em quando dialogar, estar na presença de alguém que compartilhe as ideias, as situações vividas, momentos que deêm mais sentido a vida. Conhecer é muito bom, pensar é muito bom e viver proporciona tudo isso, mas compartilhar o conhecido, o conquistado creio que é bem melhor. De que adianta ver as belezas das pequenas e grandes coisas do mundo se é uma coisa puramente subjetiva. Não entendo mesmo esses animais solitários. Nem sempre fui a pessoa que sou. Sim eu tinha um circulo de amigos muito grandes e eu interagia com todos, meu circulo de amizade ia muito além do universo universitário, eu tinha meus amigos que moravam comigo. Bem como uma grande quantidade de pessoas que conhecia no campus. Bem antes deste tempo já na minha pequena cidade tinha vários amigos que compartilhávamos bons momentos, bons sonhos, sei que pouco aprendíamos sobre o mundo, mas divagávamos nos desejos. E quando parecia está só eu tinha minha família. Agora, meu ciclo de amizade está restrito, meus irmãos moram em outra cidade, meus pais em outra, minha namorada em outra e quando chega o fim de semana eu me sinto só. Sinto um forte aperto no peito. Então penso como pode determinados animais serem solitários? Nos seres humanos somos seres sociais, mas estamos cada vez mais sós, muitas vezes a solidão pode levarmos a loucura ou a criação, todavia nem todo mundo fica louco ou se transforma em criador. Essas pessoas que estão no meio termo, que é maior parte das pessoas, perdem o interesse pelas cores, pelos sabores, pelos cheiros, pelas formas e por fim pela vida. Algumas pessoas buscam uma saída para esse sofrimento através de substâncias químicas, outras simplesmente vegetam. Então por que nos sentimos tão solitários se nunca tivemos a oportunidade de estarmos tão juntos? De certo estamos perdendo a capacidade de está com o outro fisicamente. Nos que temos a linguagem para se comunicar, que somos seres com afetos não podemos explicar porque escolhemos ficar só. Certos animais que não usam da fala como linguagem e não compartilham conosco certos tipos de inteligência pode justificar a opção de está só, mas nós não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linguagem intuitiva

 Quem conhece a linguagem dos pássaros, Quem conhece a linguagem das flores, Quem conhece a linguagem dos rios, Quem conhece a linguagem do ...

Gogh

Gogh