sábado, 6 de março de 2021

15. Estória

 Numa manhã domingueira,

Segui com mamãe até o sertão,

Fomos de jegue se bem me lembro,

Lá pra casa de vovó Sinhá,

A estrada era apertada,

Com areia alva 

E seixos rolados,

A gente ia caminhando

E o mundo descobrindo,

Cada árvore mais linda,

De certo era inverno,

A água escorria na terra úmida,

Era perfumada a estrada,

Um cheiro de marmeleiro,

Cheiro de velame,

A certo momento num novo lugar,

Ouvia a rolinha cantar,

Fogo-pago, fogo-pago, fogo pago...

E ao voar ouvi o som de chocalho,

Ouvi um canto lá no campo,

Era um canto maravilhoso,

Era o tico-tico do campo.

Chegando na casa de vó,

O mundo era tão amplo

E nós tão pequenos,

Ali se via serras

Eram outras terras,

Serras no nascente,

Serras no norte e no poente,

Só o sul era profundo.

Vovó nos recebeu,

Vovô também estava lá

Vimos a mana Lera

Vimos o primo Magi,

Vimos a alegria de mamãe,

Ao chegar lá se sentia em casa,

A maravaia queimava no fogão de lenha,

Queimava acabando de cozer o feijão,

Tomamos uma coisa mole e alva,

Feita de leite chamada de coalhada,

Rasparam a rapadura

Misturaram e comemos,

O que me chamou atenção

Foi o lugar onde guardava 

Tal manja a coalhada,

Descansada numa forquilha,

Teve a noite dormida

E agora era comida...

Eu criança curiosa,

Achava aquilo esquisito,

Casa de taipa,

Vovó idosa,

Vovô pigarreando,

Entre eles conversando

E eu viajando,

Apenas nas formas,

Da vida nada entendia,

Só vivia,

Foi um dia maravilhoso,

Que volta sempre a minha memória,

Parece uma estória,

Mais um dia foi realidade,

Seria a realidade um sonho?

Penso agora risonho...

A casa,

A paisagem,

Meus avós são estórias e sonhos,

Coisas de minha  memória,

Que compõe esta estória.

E é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh