sábado, 28 de março de 2020

40. Manuel de Barros

O grande poeta pantaneiro Manuel de Barros
Que Deus o tenha. Gerou em mim grande afeição. Entre os anos 2008 e 2013, pude acompanhar sua ascenção na mídia.
Ouvi na rádio Band News um poema "gratuidade das aves e dos rios*", lido pelo ator Juca de Oliveira. Então fui tomado por uma profunda paixão pela alma do escritor.
Aquele ser tímido que usava as palavras para produzir encantamento.
Faz falta, faz falta e muita.
Deixou sua obra.
Lembro que dizia: _ "se quiser me conhecer leia minha obra".
Inspirador.



*Gratuidade das aves e dos rios

Sempre que a gratuidade pousa em minhas palavras,
elas são abençoadas por pássaros e por lírios.
Os pássaros conduzem o homem para o azul,
para as águas,para as árvores e para o amor.
Ser escolhido por um pássaro para ser a árvore dele:
eis o orgulho de uma árvore.
Ser ferido de silêncio pelo voo dos pássaros:
eis o esplendor do silêncio.
Ser escolhido pelas garças para ser o rio delas:
eis a vaidade dos rios.
Por outro lado, o orgulho dos brejos
é o de serem escolhidos por lírios
que lhes entregarão a inocência.
(Sei entrementes que a ciência faz cópia de ovelhas
Que a ciência produz seres em vidros
Louvo a ciência por seus benefícios à humanidade
Mas não concordo que a ciência
não se aplique em reproduzir encantamentos).
Por quê não medir, por exemplo,
a extensão do exílio das cigarras?
Por quê não medir a relação de amor
que os pássaros têm com as brisas da manhã?
Por quê não medir a amorosa penetração
das chuvas no centro da terra?
Eu queria aprofundar o que não sei,
como fazem os cientistas,
mas só na área de encantamentos.
Queria que um ferrolho fechasse o meu silêncio,
para eu sentir melhor as coisas increadas.
Queria poder ouvir as conchas
quando elas se desprendem da existência.
Queria descobrir por quê os pássaros escolhem
a amplidão para viver enquanto os homens
escolhem ficar encerrados em suas paredes?
Sou leso em tratagem com máquina;
mas inventei, para meu gasto,
um Aferidor de Encantamentos.
Queria medir os encantos
que existem nas coisas sem importância.
Eu descobri que o sol, o mar, as árvores e os arrebóis
são mais enriquecidos pelos pássaros do que pelos homens.
Eu descobri, com o meu Aferidor de Encantamentos,
que as violetas e as rosas e as acácias são mais filiadas
dos pássaros do que os cientistas.
Porque eu entendo, desde a minha pobre percepção,
que o vencedor, no fim das contas, é aquele que atinge
o inútil dos pássaros e dos lírios do campo.
Ah, que estas palavras gratuitas
possam agora servir de abrigo para todos os pássaros do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh