sábado, 7 de março de 2020

Ideias e construção

Existe um mistério por trás das coisas?
Há quem afirme que sim e quem diga que não.
Não sei se sim ou se não,
Mas adoramos a atmosfera por trás dos mistérios.
O tempo e os acontecimentos de cada um.
As descobertas particulares, únicas e intransferíveis.
Particularmente, adoro descobrir coisas
Como fiquei feliz quando descobri as regras de acentuação ortográfica,
Ou quando colocar virgula numa frase.
Acho que sou adepto das regras,
Quando leio o oposto na filosofia.
Sei lá, mas certa vez lá em casa tinha uma coleção velha de inglês,
Lembro que fiquei muito feliz em decorar aquelas frases,
As coisas pareciam fazer sentido.
As coisas criadas são fáceis de serem compreendidas.
Lembro que fiquei feliz ao ler um romance,
Foi a professora Marta que nos pediu uma atividade.
Lembro que li "O cortiço" de Aluízio Azevedo.
Um escritor do romantismo que nasceu no Maranhão.
Como os escritores são fabulosos por criarem ou transcreverem a realidade.
Adoro a ideia de memorizar, coisa permitida pela ordem.
Cheguei a memorizar a tabela periódica por família e peso atômico.
Eu pensei que podia qualquer coisa ao ler um livro de filosofia.
Como essa empreitada tem tomado minha vida.
Já flertava com esses autores ou filósofos desde que entrei na UFRN no ano 2000.
Tentei ler Kant, Hegel... não consegui.
Quando tive um surto, em 2006, consegui ler Santo Agostinho, adorei.
Naquele ano Li Borges em espanhol, mas foi apenas um delírio,
Não ficou uma palavra do texto apenas o nome do autor.
Falando de coisas, bem quem mais me orientou sobre tal tema foi Fernando Pessoa,
Mas no sentido de desconstruir tudo.
Certo dia, quando estava na faculdade e flertava com a botânica,
Descobri um princípio de ordem na morfologia,
Acho que descobri a botânica. Eureka!
Eu, estava na lateral da reitoria e percebi que Heliotropium tinha inflorescência escorpioide.
A espécie que hoje tá no gênero Euploca polyphylla, me fez perceber que esse tipo de inflorescência era comum a família Boraginaceae.
Temos aqui um início a uma grande jornada,
A jornada de um botânico.
Foi Iracema Loiola minha mentora.
Olhando e buscando um sentido no mundo,
Só, distante de pais e irmãos.
Descobri a importância da amizade.
O sol quente,
O solo arenoso,
As noites mau dormidas,
Os banheiros despudorados,
A comida do RU,
O telefone fixo, com ligações de fins de semana.
A algaroba e a carolina,
O orelhão,
Os livros,
A biologia,
A sujeira,
A roupa a ser lavada nos sábados.
A complexidade da vida,
A responsabilidade,
Os acertos e erros.
Quarenta anos,
As gripes, dores de barriga,
As luas cheias,
Os olhares de esperança.
As peculiaridades da vida,
Por assim dizer vividas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh