segunda-feira, 18 de março de 2019

Viagem ao Cariri

Sexta-feira à noite, viajei pela quadragésima vez para os Cariris Velhos. Não canso de visitar e conhecer aquele lugar que me traz intensas sensações como de alegria, de harmonia, de resistência, de silêncio e de paz. Acho que o Cariri representa tudo isso em sua paisagem rústica imensa, profunda. Percebo tudo isso através das formas dos afloramentos de gnaíses e granitos, do cheiro exalado pelas plantas, do som dos pássaros, da comida sertaneja e de cada momento do dia do primeiro ao segundo crepúsculo, do pino do meio dia ao enluarar de lua cheia onde céu mais limpo não há. Há uma magia quando saímos do asfalto e entramos na estrada de chão com terra branca quando reduzimos a velocidade e se prepararmos para os obstáculos, sentimos-nos mais próximos da natureza. Então entre salavancos, vamos contemplando as paisagens de caatinga com suas vegetação arbustiva, cinzenta e empoeirada ou verde e lamacenta composta por cactáceas candelabriformes, juremas com acúleos em formas de unha gato, catingueiras retorcidas, baraúnas majestosas, granitos pungentes e harmonizando esta paisagem encontramos os velhos casarões de tijolo nu ou caiados compostos pelas janelas azuis. Por vezes sentimos os odores das plantas, da natureza, do esterco de gado, do almíscar de raposas. Esta miscelânea de impressões  fazem minha nossos corpos sentirem uma paz plena interior. Na entrada da fazenda o carro para então abro a cancela, a entrada permitida é sinal de boa acolhida pelo caririzeiro, falta pouco para chegar e descansar, a estrada serpenteia, ondula, chego a reconhecer os pontos na estrada. Então finalmente chegamos a casa onde somos recebidos calorosamente pela dona que simplesmente é a alegria viva. Conversamos um pouco e vamos dormir, pois a viagem longa foi cansativa o que facilita muito para um sono intenso que é ajudado pelo silêncio ensurdecedor. Antes de dormir nada melhor que contemplar o céu estrelado.
Então, deito e apago sem tempo sequer para sonhar, a gente dorme a noite inteira. Imagina que somos despertados pelo som da passarada, onde cantam sabiás, cardeais, sofréus, asa-brancas, ben-ti-vis, teteus e golinhas. No mesmo instante, pego minha câmera e saio em encontro das surpresas que a natureza quer me mostrar, enquanto minha mente monologa vou fotografando, compondo em meus planos com linhas simétricas, composições de cores, texturas, formas inertes e vivas e paisagens, de forma que o mundo parece se expandir diante de minha câmera. Assim, antes que sinta fome, estou de volta, tomo café e converso com meus amigos e interajo com as pessoas que trabalham e vivem pacientemente ali.
Em seguida, volto para a rede e fico matutando.
E assim o fim de semana simplesmente desaparece.
Quando voltamos para casa, parece que o fim de semana passou em um curto instante.
No fim de tarde de domingo cá estamos novamente em João Pessoa, mas tornamos a ter vontade de voltar lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh