sábado, 23 de março de 2019

Loop

Enquanto lia na cama algo tirou minha atenção e tirou-me o foco da leitura. Foi o canto de um gavião carijó que ouvi soar. Imediatamente, lembrei de mamãe que sempre que ouvia um gavião cantar se recordava de vovó que dizia que quando gavião cantava era sinal de logo iria chuva. Que memória bonita. Quem teria dito isso a vô José? Naquele instante, vô se fez presente em minha alma. Então, fui tomado de alegria, pois acho que tentar entender essa trama onde filho lembra da mãe que lembra do próprio pai que se lembrou de algum numa espiral temporal fônica e simbólica. Onde se inicia a gênese de tudo isto?
Suponho que seja a água o recurso essencial a vida e suas transformações. Onde mamãe mora e vovó morou é uma região semi-árida que se caracteriza pela baixa disponibilidade de água. A água é o fator limitante de tudo e a água está associado a alegria, a fartura, a beleza e ao bem está. Ali, na serra tudo é regido pela atmosfera que trás a água por meio das chuvas. 
Então, alguém associou o canto daquela ave aos fenômenos atmosféricos da chuva. A fé norteava vô José e a esperança não o fazia fraquejar. Ouvir a ave cantar fazia sua esperança se perpetuar.
Para certas situações só resta apelar para a fé e a esperança.
O gavião canta para a fêmea e seu canto significa reprodução que é um processo que só ocorre mediante a presença suficiente de recurso que só o inverno pode oferecer.
Sendo assim, canta gavião o canto da chuva.
Enquanto isso saudades de mamãe por esta longe e de vovó por ter desencarnado, mas agradecido pelo dom da existência e pela memória dagora.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh