sábado, 10 de abril de 2021

24. Pinheira

 Só de lembrar como era rico em fruteiras o nosso sítio dá até uma tristeza. 

Eram cajueiros, pinheiras e goiabeiras por todos os lados.

Do nada lendo Clarice Lispector me veio a memória uma pinheira que ficava à sobra de um grande cajueiro perto do barreiro feito para a confecção dos tijolos de nossa casa.

Aquele cajueiro que se juntava com dois outros formando uma agradável copa.

Tinha aquela pinheira e goiabeiras.

Tinha um capim tênue sob eles.

Aquela pinheira de pinhas suculentamente alvas. Quando tava na época era normal ir lá e encontrar pinhas madurinhas.

Então ficava atento as patativas e os sanhaçus.

Quantas vezes não enchi a barriga grande de menino.

Mais pra frente tinha a goiabeira que sempre ia com mamãe e subia pra tirar goiabas e me sentia grande.

Tudo se acabou.

Nossa terra tá aí.

Mas essas secas e falta de água foi matando tudo. Antes a gente mesmo replantava comia aqui e defecava ali. Tava feito a dispersão.

Agora temos muitos catolés.

As nossas lindas palmeiras.

Temos também pinheiras tudo em volta de casa.

Tomara o mato não cubra tudo.

Minhas areias amadas.

Gente a nossa vida muito está ligada a infância.

Não tenho mágoa dos trabalhos manhã cedo.

Era nossa forma de subexistência.

É a nossa história.

Foi nossa fonte de alimento de dinheiro para o básico.

A gente era feliz, pois desconhecia a necessidade.

Hoje a história é outra,

Mas aí que saudades daquela pinheira,

Que saudade.

Ali certa vez achei um ninho de nambu.

Fiquei tão feliz, pois aqueles ovos pareciam pérolas.

Alí fui tantas vezes.

Pensei na vida.

É sério.

O doce macio alvo de uma pinha 

Enchendo o bucho,

Trazendo contentamento.

Depois sair em busca de goiaba.

A gente explorava o sítio,

A geladeira nem existia.

Lembro que Chico Neco foi quem inventou

A papai comprar uma geladeira.

Era uma clímax azul.

A gente pra ter as coisas vendia um bicho.

O dinheiro era curto.

Pobre de Begue foi embora tão novo.

Fui mais velho e chorei que só.

Não imaginava que seria assim.

A terra tá lá.

A pinheira só na lembrança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh