quarta-feira, 29 de abril de 2020

74. Coisas de minha terra

Abril é um mês de chuva lá em casa no sítio Serrinha do Canto.
Que maravilhosos foram os anos que passei lá com minha família.
Quando chegava abril, nos anos bons,  chegava também a fartura nas nossas casas.
Tínhamos milho e feijão verde, melancia, melão, jerimum, goiaba, araçá e pinha.
Ah! pinha aquele fruto dos deuses de epicarpo verrucoso e endocarpo alvo, macio e doce.
A gente se esbaldava com as bacias de pinha maduras.
Saíamos para os terreiros e nos deliciávamos deixando apenas as casas e as sementes de testa preta.
A festa se estendia nos sítios cantavam dançando os sanhaçus azuis.
Cantava contente a comer pinha os papa-cebos e sabiás.
Depois, mais tarde sair e colher milho no roçado e depois assar na brasa aquelas lindas espigas.
Agradecia o loro a comer o milho verde amarelo.
Essas situações singulares de minha terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh