sábado, 18 de abril de 2020

46. Preâmbulo

Sábado,
Acordei cedo.
Despertei, peguei o celular e visitei minhas redes sociais.
Então, sai das redes e fui dar uma olhada no livro nove ensaios dantescos e a memória de shakespeare de Borges.
Simplesmente a gente fica boquiaberto com a sagacidade com que Borges escreve.
O preâmbulo é maravilhoso.
Borges nos faz entrar num universo fabuloso onde o tempo e o espaço condensam tudo.
Nos faz refletir sobre a universalidade das coisas. E vai mostrando como era descrito o mundo antigo segundo a visão de Dante... E vai equacionando, mostrando um histórico de como autores foram avaliando a visão de Dante. E vai formando uma espiral histórica que nos desperta curiosidade e vontade de ler Dante e conhecer os autores que escreveram sobre Dante.
Acho que mudamos o mundo. Borges sabia disso quando usava a literatura para estender o mundo.
Ler Borges é isso. Ficar extasiado a cada parágrafo.
Sua genialidade vai tecendo literatura, filosofia, metafísica e tudo que nos permite  expandir nossa consciência.
Neste preâmbulo, lido, tenho material para matutar pelo resto do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh