segunda-feira, 1 de março de 2010


Como botânico o que me preocupa no mundo? a biodiversidade?

Confesso que nunca tive uma opimião formada sobre biodiversidade, para mim, o que me dar mais prazer é saber o nome de uma planta. Aparece fulando no laboratório com uma planta desconhecida. Repentinamente vinha a mim, aquela curiosidade. O que será isso? Bem analiso os caracteres, folhas simples ou compostas? simples. Oposta ou alterna? alterna. corola unida ou separada? unida. ovário infero ou supero? súpero. anteras poricidas ou rimosas? rimosas. hum pode ser solanaceae ou Convolvulaceae! vamos ver mais. corola tubulosa ou rotaceae? tubulosa. Um é da família convolvulaceae. Muito bem agora vamos ver o gênero. Como é o estigma dessa danada? globoso ou bifido. globoso, pronto é uma Ipomoeae. vamos consultar a tese da Bianchini. Folhas inteiras ou bipartida? bipartida. flores rosa ou rubra? rubra. já sei tá aqui Ipomoea quamoclit L.
Identificava planta, como um farmacéutico vai a pratileira e pega um remédio e vende ao cliente, não me interessava.
Depois de identificada, dou continuação ao que estava fazendo. Isso me dar um prazer!!! quase orgástico. Não tem idéia de que constituem a curiosidade de um taxonomista.
Bem toda essa historinha é só para enteder, o meu contexto, o quanto estou despolitizado, pois pra mim só queria terminar a graduação, fazer um mestrado e um doutorado, e em seguida ser mais um professor.

Então algumas coisas me deixaram intrigado. Por que eu adorava ler livros de filosofia na graduação sempre namorei muito os clássicos.
E então no meu mestrado começei a expecular filosofia, lendo um livro aqui outro ali.
Quando percebi estava completamente apaixonado. Então parei pra pensar se o que estava fazendo na minha vida estava me fazendo feliz. A resposta é sim, mas como estaria contribuindo para o estado que banca todo meu estudo.
Muito pouco apenas muita coleta feita e uma miada publicação.
Na verdade estou percebendo quão filho da mãe estou sendo, quão egoísta.

Confesso que Como botânico o que me preocupa no mundo?
O que me preocupa um pais onde a educação tratada como descaso. Preocupa-me o que pode acontecer com nosso pais imerso em ignorância e ambição. Nossa biodiversidade está sendo trocado por pecuária, monocultura de café e cana, mata atlântica, soja e cana, cerrado. O que me preocupa é o descaso para com as lei ambiental que está na constituição e que não é comprida por falta de poder de polícia ou por cumplicidade das autoridades. Todos sabemos que 20% das propriedades devem ser preservadas, mas onde essas lei é cumprida? Tudo isso é queimado feito carvão, para fazer churrasco. alimentar a classe media, alta. Glutões filhos da puta.
Preocupa-me ver as herbáceas que não foram catalogadas, mas que foram extintas.

A biodiversidade não éproblema meu, mas sim problema nosso.


Já temos evidência que o planeta não poderá suportar tanta exploração.
Em menos de 3 meses tivemos 3 grandes catrastofes, o desmoronamento em Angra e os terremotos no Haiti e Chile.

a biodiversidade?


para o que estava acontecendo no mundo, pois tudo que sempre quis foi, fazer um mestrado, um doutorado, ter um título e ser um professor, ganhando relativamente bem sem muita preocupação com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chuva

 A Chuva é plena, Ela nos envolve, nos aconchega, Ela é tão plena que toda a natureza se recolhe para contempla-la As aves se calam pa...

Gogh

Gogh