sábado, 24 de agosto de 2019

Perguntas

O que é a existência e o que é ser?
A vida, este intervalo entre nascer e morrer, ou seja, viver.
Embora, a natureza viva esteja aos seres vivos, apenas nós podemos agir pela razão e não apenas pelo instinto e, além disso, temos a incrível capacidade trabalhar e transformar o meio. Isso seria bom ou ruim?
Vivendo, descobrimos ou inventamos a razão, trabalhamos e transformamos a natureza de forma que ao longo da história, fomos criando, aprimorando e ampliando os conhecimentos.
Todavia, quando penso em indivíduo, em ser, isto é, em mim e em ti, qual é o meio termo para viver bem sem ser meta-físico?
Se nascemos programados para morrer e esta é uma condição para a vida. Não conheço quem nasceu em sã condição psíquica que não deseja permanecer vivo pela eternidade. É lógico que meu universo não é tão grande, pois minha rede de relações é muito restrita.
Já percebi que todos temos os mesmos problemas existenciais quanto a nossa capacidade de julgar.
Sofremos por nossos juízos de valor como saber o que é o bom ou o ruim, o certo e o errado, o falso e o real.
Nosso sujeito sempre nos engana pois sempre tendenciosos e julgamos em nosso favor. Então quando somos bons, certos, reais?
Se todos não tivermos o mesmo norte é lógico que nunca conseguiremos atingir a verdade.
Pode se perguntar, mas o que isso importa?
Bem importa muito se quisermos viver num mundo salutar.
Diante do caos que é entender o mundo não poderemos nunca responder o que é a existência ou o que é o ser.
Nenhuma ciência será capaz, talvez apenas a fé possa...
O que seria capaz de motivar todas as pessoas?
Acho que somos tantos que perdemos o norte e parece que por isso tudo fica mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh