domingo, 26 de fevereiro de 2012

Redes sociais: um vírus?

O mundo contemporâneo está povoado de pessoas doentes. Não se trata de doenças físicas, mas de doenças psicológicas. O homem contemporâneo conseguiu acesso a informações que a cerca de vinte anos atrás, jamais imaginaria tê-las. Atualmente, a internet, também conhecida com nuvem virtual, canal que pode ser acessado por meio dos mais variados canais, tais como celulares, laptops e tablets, entre outros, proporciona em tempo real frente acesso a milhões de informações. É possível ainda comunicar-se com pessoas em qualquer parte do planeta em tempo real. Acabaram-se as barreiras físicas.
O fluxo de informações gerado cresceu em ordem exponencial. Os veículos de comunicação estão tendo que se modernizar, caso contrário, estarão condenados a desaparecerem. Muitos filtros que eram feitos nas informações pela mídia, já não podem mais serem feito. A informação já não pode ser tão manipulada.  Os programas de rádio para se sustentarem tem de serem interativos. Hoje em dia é possível que pessoas possam tornar-se celebridades do dia para noite.  As pessoas podem viajar e mesmo de onde estiverem podem ouvir ou ver seus programas favoritos.
A menos de dez anos surgiram as famosas redes sociais. No Brasil a primeira rede a aparecer foi o orkut que se expandiu como um vírus, no entanto muitas outras apareceram, mas não conseguiram quebrar a hegemonia do orkut que reinou até recentemente, quando chegou de maneira tímida o facebook e está se expandindo feito rastilho de pólvora. As famosas redes sociais disponibilizam informações sobre todos os seus participantes nelas se cadastradas. Qualquer conteúdo publicado nas redes sociais são de domínio público, até mesmo as informações pessoais. Antes do surgimento das redes sociais a televisão e o rádio eram os únicos canais de acesso de informação da maior parte da população, era também a única via de acesso a vida dos famosos. As redes sociais vieram e mudara essa lógica. Através das redes sociais as pessoas puderam escrever para seus ídolos, para seus políticos e para quem quiser. Uma vez que estas pessoas tem como se informar e informar. Elas mesmo podem se comunicar com os famosos sem os filtros. As redes sociais proporcionaram encontro entre pessoas de diferentes idades, reencontros com pessoas desaparecidas, organização de eventos, vendas e serviu como uma nova forma de expressão. As redes sociais foram responsáveis pelo sucesso de manifestos ocorrentes no mundo todo. No Egito, através do facebook, foi derrubada a ditadura do presidente que governou por muitos anos.
Por meio das redes sociais as pessoas passaram a divulgar própria imagem, dispondo informações pessoais, fotografias e seus trabalhos. Diante dessa facilidade, dessa intensa busca de informação sobre o outro e sobre si. Sim, pois no momento que se expõe na net, as pessoas geram no outro e em si uma expectativa.
Situação que não existia antes da internet, conseguentemente das redes sociais. Surgiu uma expectativa nas pessoas tal situação deixa as pessoas ansiosas. Ansiedade gerada a todo instante. As pessoas não se veem mais sem internet. Estão navegando a todo instante quer se informando, quer pesquisando sobre a vida alheia ou tentando imaginar o que pensam sobre ela. As pessoas estão perdendo aos poucos o hábito de conversar de se encontrar. Hoje é possível ver que muitas pessoas preferem falar por meio da internet através das redes sociais a falar pessoalmente.
A internet, certamente trouxe muitas vantagens a nossa sociedade, mas ao mesmo tempo trouxe também muitas desvantagens. Estamos mais informados, mas ao mesmo tempo sem opinião. As informações não tem tempo de serem processadas digeridas. Talvez no futuro as coisas mudem. Quem sabe conseguiremos nos desintoxicar e nos livrar dessas doenças psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chuva

 A Chuva é plena, Ela nos envolve, nos aconchega, Ela é tão plena que toda a natureza se recolhe para contempla-la As aves se calam pa...

Gogh

Gogh