segunda-feira, 27 de junho de 2022

Memórias de uma casa

 Voltei a minha casa pela segunda vez.

Agora sem papai e sem mamãe.

A casa parece pequena.

A casa está vazia.

O que preenchia a casa não eram objetos,

O que preenchia a casa não eram coisas.

O que preenchia a casa era a presença.

A presença de mamãe.

A presença de papai.

A presença de espírito.

O uso e ocupação dos espaços.

Três pessoas ocupam mais espaço.

Mamãe, Papai e Li.

Tem os gatos Boris e Belinha,

Tem os cachorros Shaquira e Sherloque.

Tem o louro e as galinhas.

As coisas são apenas coisas.

A presença...

Nos terreiros havia mato,

No quintal era só mato.

Rocei.

Limpei.

Abri e descobri o mato.

A presença de papai preenchia o sítio

A presença de mamãe preenchia a casa.

À tarde tinha o cochilo, 

Tinha o café,

Tinha o pão...

Agora tem o silêncio frio.

Que não é total pelos bichos.

Li fala alto,

Acho que é para se ouvir.

Nada volta a ser como antes,

Mas pode ser um novo.

Temos que nos acostumar com a ausência.

Temos que aceitar a realidade.

Essa casinha que papai tanto gostava

Não deixava ela por festa nenhuma,

Só saia por necessidade,

Uma feira,

Um pão,

Uma missa,

Um velório...

Papai era introspecto.

Mamãe saia por qualquer motivo...

Amava passear.

Ver gente,

Conversar...

A casa tem a cara dela.

O sítio tem a cara de papai.

O conjunto...

O todo.

Meu amor por voces,

Me ajudará a continuar,

A memória viva...

Li cuida da casa.

Vou tentar cuidar do Sítio.

Saudades.

A propósito papai, fiz sua fogueira.

Foi linda, mas demorou a queimar.

Queimou o dia e a noite.

Usei lenha de ciriguela e de feijão bravo e catingueira.

Fiquei até as 22:30h.

Sentindo o calor da fogueira e a sua presença.

Tomei dois copos de vinho.

Soltamos traques,

Bombinhas e cebolinhas.

Vinicius seu neto amou.

Obrigado por tudo papai

Obrigado por tudo mamãe.

Sem vocês não seria quem sou.

Te amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh