domingo, 19 de maio de 2019

Fenômeno consciente

Este meu mundo, hoje é largo, mas já foi estreito.
Nos domingos, quando visitávamos vô Sinhá e vó José no Sítio de Dentro,
Só voltávamos à tardinha
Quando mais da metade do dia se passara,
E as flores já estavam murchas.
E as águas da chuva da noite anterior não escorriam mais.
Ou quando no verão a poeira estava solta.
O tempo estava sempre quente e a natureza já tratava de se recolher.
Só nós dois, mamãe e eu a caminhar.
Mamãe era minha consciência.
Não sei se conversávamos, mas com certeza caminhávamos bastante pelos caminhos estreitos e poeirentos.
Às vezes, passávamos na casa de Neta de Chico Leão ou de tia Nevinha.
Dai seguíamos em direção ao poente.
Quando a luz dourava a paisagem no segundo crepúsculo,
Então, já em serrinha do Canto, chegava o momento de passar na parede do açude do Alívio.
Naquele momento, aproveitava para atirar pedras no açude.
Não sei o porquê, mas adorava ver esse fenômeno de produzir ondas.
Achava prazeroso ouvir o som que fazia o espelho da água ao engolir a rocha que atirava.
Tchluppp! ou Tchlappp!
O timbre produzido dependia do tipo da rocha escolhida e a posição que atirava.
Quanto mais chata a rocha mais alto e forte e mais bonito era o som. Tchuluppp.
Quanto menos plana, mais fraco era o som. Tchalapp.
Porém quanto mais bonito o som menores eram as ondas produzidas, pois menor era a superfície atingida. A tensão superficial da água era facilmente quebrada.
Quanto quanto menor era o som, mais belas e fortes eram as ondas.

Seria maravilhoso ver as ondas nascerem e crescerem concentricamente ou ouví-las?

Ah. A natureza "fisis" se materializando por meio das ondas sonoras e mecânica.

Enquanto o espelho da água era perturbado...
Uma, duas, três, quatro ou cinco vezes, até mamãe dizer para parar.
Não mais que isso.
Meu desejo era controlado pela minha consciência extracorpórea, mamãe.
Enquanto a rocha se acomodava no fundo da água as ondas desapareciam
Com a tarde que partia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh