quarta-feira, 7 de maio de 2025

Suco de caju

 Ontem, à noite, fomos a uma festa maravilhosa.

Uma das bebidas servidas na festa me fez conduzir a conversa num sentido oposto ao da festa.

Suco de caju.

Entre todas as bebidas, o amarelo caju abacaxi me levou a deduzir que era suco de caju.

Tomei-o como quem tem sede. Não era o mesmo suco de caju que tomo à tarde, zero açúcar, nem era um suco de caju de sertanejo, mel. Era um suco de caju feito sob medida, como se tivesse sido supervisado por um nutricionista. Tomei vários copos, a esposa do meu colega de mesa também tomou bastante. O garçom muito gentil, nos serviu inúmeras vezes. Acho que fomos os consumidores principais daquela bebida na festa.

Minha mente trouxe a tona conversas dolorosas.

Sim, inconscientemente fui ao passado e trouxe a tona esse passado.

Como explicar isso!

Deixe-me tentar.

Das vezes que provei um suco com medida exata de açúcar e foram exatamente nos hospitais. Dos dissabores da vida, necessários o cuidar dos nossos pais quando mais precisam de nós. Com mamãe foi mais corriqueiro, com papai não.

 Meus pais hospitalizados. Mamãe na HU em 2015, cirurgiada de rins, na refeição tinha suco de caju, para ela, mas ela amorosamente pediu para que eu tomasse. Memória potente.

Papai na Liga de Mossoró 2020, após cirurgia de estomago, o acompanhei, naquele dia serviram suco de caju na refeição. Não sabia que seria a última vez que compartilharíamos a companhia um do outro.

Agora olhando depois de horas. E refletindo o que conversei na festa com meu colega... o tema foi a Liga, Mossoró, a doença de papai, a importância do suco de caju em nossas vidas. O ranço de minha irmã por derivados de caju. Terá ela sido afetada pelo suco de caju?

Falamos essas coisas que dói. Por vezes, até pensei porque estou conversando sobre isso.

Lembrando que todo pensamento é um ato de consciência.

E as vezes a gente pensa sem querer. Dá pra parar de pensar?

Continuei e tomei vários copos de suco.

Empurrei o pé na jaca como se diz, comi doces a vontade e salgados.

Isso acontece pela disponibilidade dos recursos como dizia papai e na festa!!! Tinha demais.

Sobrou. Comentei... Doce sobrando.

Voltando ao suco de caju... Bebo diariamente, pois ao ler um livro sobre fruticultura Brasileira soube do teor alto de vitamina C e pelo custo do suco eu tomo. Mas zero memórias, porque não tinha a combinação feita por nutricionista. É só o suco espremido do caju e água.

Tudo precisa ter a combinação perfeita para gerar memória. As memórias estão ai, mas é preciso uma chave que é exatamente uma situação perfeita.

Pense numa loucura.

Primers primers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A chuva

 A chuva chegou, Nem parecia que ia chover. Mas ela chegou  E cantou com a mata. Tão sonoro ouvir Frases escritas por Pessoa... A chuva chov...

Gogh

Gogh