quinta-feira, 15 de novembro de 2018

João Semir

Em 2008, fui morar em Campinas.
Acho que nunca me senti tão feliz.
Foi um dos maiores sonhos realizados!
Passei no doutorado da Unicamp que até então só representava um dos melhores Centros de Botânica do Brasil.
Nem imaginava que na verdade, estes seriam os quatro anos de maior plenitude em minha vida.
Aquele lugar, aquelas pessoas, aquele tempo,  e tudo que ali existia e se relacionavam, promoviam uma atmosfera magistral.
Naquela manhã que cheguei no laboratório de taxonomia, depois de ter pegado dois ônibus vindo de Hortolândia.
Quando cheguei, identifiquei-me e entrei a procura de minha futura orientadora Ana Tozzi.
Eis que, a primeira pessoa com  quem  encontrei foi João Semir de quem agora, gostaria de falar um pouco.
Com aquela voz grossa me perguntou de onde vinha e quem seria minha orientadora e prontamente respondi do Rio Grande do Norte e que seria Ana Tozzi.
Poxa, estava falando com João Semir que para mim era uma lenda, uma figura um dos maiores botânicos do Brasil, senão o maior.
E a pessoa de João se revelou superior em sabedoria e conhecimento botânico.
Então, alí em pouco tempo estabeleci moradia, comecei os estudos mais aprofundados em Taxonomia vegetal.
E todas as manhãs, no mesmo horário o João chegava para fazer seu breve expediente.
Chegava como sempre muito elegante...
Costumava falar: -"que elegante heim João".
E respondia: -"Como sempre".
Riamos muito das tiradas.
Gostava quando ele falava... Meybe ou seja TALVEZ.
Então sentava na bancada e conversava, e identificava planta, e gerenciava aquele ambiente a sua maneira.
Eu estava sempre atento a suas falas! Suas tiradas e seu conhecimento de Botânica como um todo.
Cada vez mais crescia minha admiração.
Aprendi realmente muito com ele.
Tive o prazer de tê-lo como membro de minha banca de defesa de tese.
Então fui embora, primeiro para Brasilia e depois vim para cá.
E nunca mais o vi,  senão através das lentes de Shimizo.
Descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh