quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Questões

Hoje, posso descrever e assim conhecer muito mais do que conhecia quando morava em Serrinha.
Lá, um dos lugares místicos para mim era o Parieiro. Seu misticismo estava na na ureza do lugar.
Ali, as rochas são arredondadas e ferrugíneas e quando lascadas tinha uma coloração atropurpúrea e o solo é argiloso, ferrugíneo a escuro. Quanto a vegetação é composto por uma mata densamente fechada com ramos intrincados e armados composta principalmente de anjicos, senas, unhas de gato, espinheiro da família Fabaceae, espinho de judeu Xylosma uma Salicaceae, Turnera cearensis uma Turneraceae e Croton da família Euphorbiaceae, aroeira da família Anacardiaceae.
Porém, mudamos completamente a paisagem ao plantarmos cajueiros as Anacardiaceae. Então o subosque passou a ser povoado por Ruellia gemniflora uma Acanthaceae. 
Nos primeiros anos de colheita, tivemos safras excelentes, porém com secas dos anos seguintes tornou a agricultura impossível, reduzidas a nada. 
Com o tempo,  mudamos a atividade econômica. Primeiro meu irmão mais velho foi embora, anos mais tarde minhas irmãs e por fim, parti para estudar fora. E desde então nosso sítio místico desapareceu e voltou ao seu estado natural.
Quando conhecemos algo é sinal que subjetivamos esse algo em suas propriedades e formas. Então esse algo passa a nos constituir.
O fato é que aquele sítio era desafiador, pois para colher os cajus era necessário muito cuidado. A inclinação do terreno, as rochas soltas e os tocos a coleta de caju exaustiva e só mesmo papai fazia isso com energia. Talvez fosse a necessidade que o estimulara. 
Olhando assim, seria eu capaz de tamanha coragem de cuidar de um sítio?
Questões que ainda hoje continuam irresolutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velho

 Acho que estou ficando velho. Ficar velho sempre parte de um referencial. Quando dizia que estava ficando velho para minha avó ela dizia, v...

Gogh

Gogh