quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Sucupira

O Campus I da UFPB foi construído numa área de mata. Este é constituído de 50 hectares e nem todas as áreas foram construídas, existem ainda nove remanescentes de mata.  Desta forma todos os centros estão ligados a uma área remanescente. Apesar da influência antrópica nestas áreas, existem espécies muito importantes para a conservação da mesma. Seriam espécies chaves como sucupira, pau-sangue, sapucaia, pau-pombo, pau-de-gaiola, munguba, murici, barbatimão, ameixa dentre muitos outros. Praticamente durante o ano inteiro existe sempre alguma espécie florida.
Na semana da pátria e ainda nesta, encontra-se florida a espécie popularmente conhecida como sucupira, as pessoas aqui costumam chamar de ipê-roxo. Esta espécie tem como nome científico Bowdichia virgilioides Kunth e pertence a família Leguminosae que é a mesma do feijão. Embora tenha um potencial paisagístico fantástico, e seja resistente a diversos tipos de praga, e tenha um potencial medicinal incrível, de forma alguma foi usada na urbanização da cidade.
Temos o privilégio de podermos contemplá-la florida em nosso agradável Campus.
Os remanescentes são portanto importantíssimos para o bem está da cidade, da comunidade, são verdadeiros registros, conservado de como foi a cidade de João Pessoa no passado.
Oremos para que estes não sejam estrangulados pelos grandes edifícios que já começa a crescer no nosso entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velho

 Acho que estou ficando velho. Ficar velho sempre parte de um referencial. Quando dizia que estava ficando velho para minha avó ela dizia, v...

Gogh

Gogh