quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Pátria

Amanhã será sete de setembro. Hoje esta data perdeu o significado para mim, mas nas três primeiras séries escolares, - "nossa", era incrível. Uma semana antes havia toda uma enunciação. A professora explicava todo o sentido e importância da independência do Brasil. Ela usava o livro de estudos sociais para contar a história, mostrava as fotos das cenas e externava na fala tanto respeito e amor, além disso comentava patriotismo dos adultos. Nós podíamos ver os adultos tirarem os chapéus em respeito o estandarte hasteado. Durante a semana da pátria como era chamada a primeira semana de setembro havia uma cerimônia importante que era o hasteamento da bandeira e em seguida o canto dos hinos da bandeira e  do Brasil. A semana da pátria se encerrava no sete de setembro. Neste dia, pela manhã, íamos para a escola Isolada Serrinha do Canto, hasteávamos a bandeira, cantávamos o hino e íamos todos juntos à ruinha assistir ao desfile.
Que momento grande! Poder ir a Serrinha grande sem papai e mamãe!
O desfile era sempre lindo!
Eram tantos os pelotões eram tantas as fantasias e como mexia com minha imaginação.
Ao final da manhã, após os pelotões circularem pelas ruas apertadas e pequenas de Serrinha, Chiquinho de Raimundo Moura coordenava a cerimônia de hasteamento da bandeira e canto do hino da Bandeira e do Brasil e por fim declarava encerrada a cerimônia. Então voltávamos para casa tão felizes.
Para onde foi a alegria, o patriotismo e o significado de tudo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velho

 Acho que estou ficando velho. Ficar velho sempre parte de um referencial. Quando dizia que estava ficando velho para minha avó ela dizia, v...

Gogh

Gogh