terça-feira, 11 de setembro de 2018

Consciência ecológica

Após um maravilhoso inverno chegou o verão, mesmo sendo setembro a vegetação na serra do Martins ainda tem suas folhas. São as árvores de catingueira, aroeira, cajueiro, pau-d'óleo, juremeira, juazeiro, cipaúba que estão cobertas de folhas verde petróleo. Fiquei deveras surpreso, pois fazia muito tempo que não via estas paisagens. Há cinco anos vou a serrinha e o cenário era apenas de secura. Açudes cheios, fartura de recurso hídrico até já se está pescando peixes mesmo que pequenos. A pergunta que me vem a mente é: - Será que aprendemos com as secas seguidas a poupar a água?
Ao visitar os lugares que costumo ir com frequência, facilmente percebo que não evoluímos nada em consciência. O desrespeito com o ambiente é nítido. Podemos ver na maneira como são solucionados os problemas de maneira paliativa.
Lixo!
O lixo produzido pelas pequenas cidades são encontrados nas margens das estradas, em áreas de nascentes, nas axilas das serras, onde se iniciam os primeiros cursos de água que desaguam nos açudes. É preocupante ver tantas garrafas pets, sacolas plásticas, latas, entulhos e animais mortos. Falta a dignidade de destinar a essa matéria sem serventia o devido lugar. Que custa cavar um buraco e enterrar o animal?
Pelas estradas, podemos ver as marcas de lâminas de tratores fazendo o trabalho que deveria ser realizado por homens. Essas lâminas além de retirar o solo, ainda deixa a superfície expostas para quando chegar a chuva o processo erosivo ser mais intenso.
E como se não bastasse podemos observar desmatamento em áreas de encostas, construção de obras em lugares indevido. Deveras sem propósito lógico.
Ficou banal fazer o que se quer com o que é de propriedade privada.
Mas gostaria de chamar a atenção para o fato de que o patrimônio natural é o bem comum de um povo.
Apesar de viver pouco com relação a idade do município já sei que as terras, os patrimônios mudam de donos e a maneira de se explorar a natureza precisa ser alterada.
A cultura de caju que já foi a principal fonte de renda destes municípios, atualmente é irrisória; temos ainda culturas de seriguela, pinha e algodão perderam o valor.
O que aconteceu? falta de chuva? Não nus culpamos por isso. São as secas... E quanto aos solos? O que restam dos solos?
É fácil de entender porque a água acaba rápido, pois a população aumentou, uso cada vez mais acessível com a água na torneira, os motores e carros pipas suprindo essa necessidade, mas a custos cada vez mais altos.
Estamos acostumados a consumir e sem responsabilidades. Nesse intenso processo de consumo não aprendemos a lidar com o lixo que produzimos.
Não chegamos a aprender como lidar com os problemas humanos.
A qualidade de vida das pessoas está cada vez maior, no entanto a da natureza está cada vez pior.
Se não fosse o aporte de recursos externos, estes municípios estariam na miséria.
Sei que não é possível um natural intocável, no entanto o consumo consciente pode estender a vida do nosso ambiente natural para que nossos filhos e netos tenham um espaço para viver.
Olho para o verde das matas, olho para o lixo nas estradas, olho para as terras com seus solos exauridos, retalhados, loteados e vejo o passado apagado.
Tudo está em constante transformação, mudou, muda e mudará, mas são pequenas atitudes que podem conservar ou alongar o que ainda resta de bom.
Resta apenas refletir e se conscientizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velho

 Acho que estou ficando velho. Ficar velho sempre parte de um referencial. Quando dizia que estava ficando velho para minha avó ela dizia, v...

Gogh

Gogh