sábado, 5 de janeiro de 2019

Noite de reis

Ontem, choveu pela primeira vez no ano,
Ano passado choveu muito, porém a estiagem em seus últimos meses foi intensa.
Hoje, agora amanhece num sábado nublado,
Há 26 anos meu avó José Neves sofrera um infarto que o levara a morte no dia seguinte que seria o dia de reis.
Hoje, será noite de reis, 5 de janeiro de 2019.
Como os anos se passam rápido
E quantas coisas acontecem,
Umas importantes outras indiferentes...
Fatos subjetivos não?
Fiz-me quem sou e todos se fizeram quem são...
O importante é ser.
Pois cada um é o que é por escolha.
Muitos creem em destino, por escolha ou ignorância?
Meu primo que esteve aqui, ontem, com uma fala firme afirmou que dirigir é um dom.
Em meu silencio sepulcral nem concordei ou discordei, de certo que pensou que havia concordado.
Agora, penso se meu silêncio é soberba ou sabedoria?
A chuva de ontem refrescou a noite,
Após a chuva chover sai para caminhar,
Os pássaros cantavam tão ativos,
O sol dourado partia lentamente,
Enquanto caminhava com uma câmera tentando fotografar algo belo...
Dai minha escolha do que é belo,
Uma seleção tão subjetiva,
Encantam-me as plantas ou partes delas como flores e nectários,
Ou ainda os pássaros com seus cantos,
Após muito silêncio,
Perdi a fala,
Prefiro as letras, os poucos amigos que me restam,
Leituras mais reflexivas e a comida.
Penso muito na grandeza, no reconhecimento,
mas...
A natureza me contempla com tudo isso.
Refiro-me as flores floridas,
Ao canto cantado dos pássaros,
Do amanhecer ao por do sol,
De poemas e poetas falando...
Que loucura não.
Que loucura!
Meu silêncio é tão sem graça que ninguém me pede uma opinião
E não quero dá-la, pois de nada serve.
Com a chuva de ontem, aqui ficou mais gostoso.
Como é bom está em casa novamente...
Em 1993, papai comprou uma carga de rapaduras,
Enquanto guardávamos Bi, desceu na moto para o sertão
Foi avisar que José Neves deixara de ser,
Eu meu amor pelo meu avó era o amor de mamãe,
Que corta o meu coração quando ela chora...
Envelhecemos juntos...
Hoje, É nossa 39 noite de Reis,
Estou feliz por amanhecer mais uma vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh