terça-feira, 1 de março de 2022

O jasmim

 Aquela planta ali, é um jasmim-manga.

Veja suas folhas são semelhantes as de manga.

Veja quão alvas são suas flores e amarela sua fauce.

Tem também flores rosas.

Suas flores são tão perfumadas.

Meu primeiro contato com esta planta foi traumático.

A primeira vez que vi.

Vi flores que enfeitavam e perfumavam um corpo frio.

Um corpo numa urna de pano, um caixão.

Um defunto, do latim defunctus aquele que deixou de existir.

Um cadáver, do latim  "carne data vermem", carne dada aos vermes.

De qualquer forma tudo associado a morte me parece estranha.

Enfim, aquele odor, e aquela forma pentâmera cravou em minha mente a associação com a morte.

Criou em mim uma marca profunda que só a botânica conseguiu extrair.

Enfim,

Aquela planta que conheci na infância como jasmim.

Continua a ser jasmim.

Porém agora sei que pertencia a família das apocináceas,

Ao gênero Plumeria.

Espécie Plumeria rubra.

E o que muda? Sua forma de conhecê-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh