quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Experiências infantis

A infância no sítio é cheia de atividades, porque menino serve para ajudar ou fazer tudo que adulto não quer ou tem vergonha. A minha infância, por exemplo, tinha atividades até demais, dentre estas a que mais detestava era quando acabava algo lá em casa como café, açúcar, sal... lá me mandavam tomar emprestado. Naquela época, tínhamos muitos vizinhos, mas nem todos eram bons servidores ou tínhamos grandes afinidades. Cada casa se distanciava umas das outras por mais de 200 metros,  o que era bom porque pelo tempo que se gastava na caminhada, se elaborava como ia falar para amenizar a vergonha. 
A casa com pessoas que  tínhamos mais afinidade pertencia a Elita de João de Licor. Acho que era porque era mútuo tudo que eles precisavam buscavam em nossa casa, então não havia resistência ou vergonha. Lembro que certa vez fui lá, dona Palmira mãe de Elita ainda era viva e era época de inverno, não me lembro o que fui fazer, mas o que me surpreendeu foi o fato de ter provado de pamonha doce pela primeira vez e foi tão marcante que nunca me esqueci. Não sei se foi o fato da pamonha ser doce ou ser enorme. De maneira que como toda criança que tem olho grande, comi a pamonha inteira e fiquei tão feliz. Lá em casa a gente só comia pamonha salgada. Acho que minha felicidade foi pelo fato da bondade dela, do fato de ter ido sozinho e ela ter me oferecido algo. Nunca saberei por que fiquei tão feliz.
E assim fui a outros lugares comprar e não tomar emprestado, fui comprar pão na budega de Lindalva e Bonina ou bolacha lá em Iula de Dequim. Até ai tudo bem, mas me sentia desconfortado quando ia comprar fiado. 
Então: Lindalva... Lindalva... ou Iula... ou Iula... as coitadas acordavam só para despachar pão ou bolacha... 
Não quero nem pensar o que elas imaginavam. Acho que é dai que comecei a imaginar o que o outro imaginava. Hummm... Então vem de longe meus incômodos.
Bom quando comecei a ir sozinho para a Serrinha grande que correspondeu ao período que comecei a estudar lá, mamãe me incumbiu de vender leite.
Eu morria de vergonha de gritar: -Olha o leite. Vergonha de acordar as mulheres ou de me encontrar com as meninas em tal atividade. Acho que nunca fui um bom vendedor. Só vendia três litros e demorava a vender.
Fui vendedor de dindin lá no Sítio Porção onde andava uns quatro quilômetros para vender. E odiava quando diziam: Quero não se fosse doce de Caju eu queria. Então, mais uma vez não fui um bom vendedor.
A vergonha era meu maior inimigo. 
Bom, pelo menos ajudava em casa a gente tinha uns trocados para comprar um pacote de bolacha ou pães.
E foi assim que minha minha falta de consciência me fez triste em atividades que hoje acho bobas, mas eram massantes.
Tudo a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh