terça-feira, 4 de junho de 2019

Por que biologia?

Somos saudosos por natureza uns são mais e outros menos. Às vezes, nos remetemos à infância, talvez para nos sentirmos bem. Naquela fase da vida em que nada importava mais que as brincadeiras. Além disso, tínhamos a melhor coisa do mundo que era a proteção e o amor dos nossos pais. É triste saber que algumas crianças não tiveram seus pais na infância, mas aqueles que tiveram hão de concordar comigo.
No sítio, onde morei, as coisas que mais me divertiam, eram brincadeiras de imitar os adultos. Acho que é porque era a única referência de realidade que tinha. Naquela época, entre os anos 80 e 90, a nossa comunidade era muito mais habitada e tínhamos muitas outras crianças com quem tinha amizade. Nossas amizades eram criadas com base na proximidade entre nossas vizinhanças. Geralmente, a melhor época para brincar era o inverno que é o período de chuva, pois tinha muita água, solo úmido, barro, córregos, plantas com flores e frutos.
Então, quando os invernos eram forte e as solos ficavam abrejados, aproveitava para construir açudes e currais. Sentia prazer em ver a água azulada se acumulando no prato de meu açudezinho que ia enchendo até sangrar, assim como fazer um curral e enchê-lo de frutos de bucha simulando ser o gado. No mato, adorava sentir o cheiro das flores cor de rosa dos serradores, cor amarela de mufumbos e marmeleiros. Ainda podia ouvir o som das grandes abelhas mamagavas, visitando as flores amarelas das catingueiras e flores violetas das mucunãs. Prestava atenção no canto das que ali cantavam como fura-barreira, anuns, anuns brancos, nambus e abre-fecha.  No mato, sempre havia o risco de se encontrar com cobras venenosas como as jararaca e corais; cobras não venenosas como as cobra-verdes e cobras de duas cabeças que se matasse pelo veneno, matava de medo. Sem contar que haviam as vespas maribondos do tipo boca-torta, enxu, maribondo de chapéu e cafifi e abelhas italianas ou africanas. Graças a Deus, nunca fui mordido por cobra, mas com as abelhas nunca tive a mesma sorte, vivia sendo ferroado.
No sítio de papai, podia ir nos afloramentos que chamamos de lajedos onde tem cactáceas e imburana só para ver se via algum bicho como um preá ou um teiú. Às vezes, papai me dava uma baladeira para caçar ou para fazer o mau aos passarinhos ainda bem que era ruim mira e não acertava nem em fura-barreira. 
A vida era boa! Tinha muita liberdade de descobrir o mundo e as minhas curiosidades eram ínfimas.
Mas tudo muda com o tempo, porém a natureza cresceu dentro de mim e me tornei um biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh