sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Consciência ecobotanicobiológica

A vida nos encanta com suas formas, suas cores e movimentos.
Também nos encanta o suporte para a vida os objetos, as rochas e as paisagens.
Particularmente sou encantado com as rochas, mais do que as paisagens.
Embora seja botânico e ame as plantas.
Acho que tudo isso tão poético...
De uma certa forma a biologia é poética,
Acho que no geral, coisas para além do universo da experiência é tão inerte.
Se não fosse a práxis, acho que nada de referencial bibliográfico teria valor.
Afinal quem ler as coisas botânicas que a ciência produz com prazer?
Tenho medidas, tenho formas, distribuição e filogenia!
Que me interessa isto?
Acho que me interessa mais um quadro de girassóis de Gogh.
Acho que interessa mais a poesia musicada sobre o sertão e suas plantas escrita e cantada por Gonzaga.
Acho que interessa mais quais flores florescem no jardim.
Sim, interessa-me ver uma semente germinada,
Ver uma erva, arbusto ou árvore florida,
Acho que me interessa os odores...
Coisas que vejo e conheço por ser botânico.
Não interessa o que publico, coisas que só entendo e nem sei porque entendo.
A beleza está na realidade real,
E não na realidade objetiva que construo.
Quando escolhi a Biologia talvez não tenha escolhido a biologia,
A práxis me ensinou a amar a biologia,
Quando descobri que os matos que cresciam na roça de papai eram biologia,
E botânica e zoologia com os bichos, particularmente os insetos,
As interações ecológicas.
Agora tudo isso me alimenta,
Sou feliz com isso,
Enquanto me fizer satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh