quarta-feira, 2 de maio de 2018

Catártico

No presente, o tempo me trás a consciência em relação a vida.
Viajei por três dias, mas foram tantas memórias que parece que voltei no tempo.
Fui visitar meus pais como sempre faço quando posso.
Ao chegar em minha casa me deparei com um lugar fabuloso.
O inverno que a muito não vinha com tamanha intensidade fez tudo mudar.
Senti a mudança pelo cheiro, pela temperatura, pelo clima e pela visão.
E me foram reminiscentes tantas memórias.
O cheiro do mato, das flores de mufumbo, mucunã, do milho pendoado.
Senti o solo úmido, molhado.
Vi a água escorrendo nos riachos, as canafístulas, mufumbos e espinheiros floridos.
Como o mato cresceu.
Tudo estava tão diferente e tão igual.
Diferente da última vez que lá fui,
Igual como era no passado...
Tanta água, tanta fartura.
Me vi velho numa fotografia recente,
Meus pais idosos e indefesos com medo das chuvas, acho que tem medo da idade...
Independente de tudo. O tempo passa.
O tempo passa
E as memórias se apagam sempre que partimos.
As memórias são vivas em nós.
A vida é contínua,
Nós seres não, somos meros passageiros.
Fui a casa de vô Sinhá,
Tá coberta de mato e quase caída.
Quem mais tem memórias senão os filhos, netos e vizinhos...
Tudo se apaga no tempo.
Tudo passa.
Como dizia num hino evangélico que ouvia quando criança.
"Tudo aqui é passageiro, tudo aqui é ilusão".
Que certo isso!
Que profético isso,
Talvez só faça sentido para quem já viveu o suficiente para ter consciência.
Com o tempo a gente aprende que tudo tem solução,
A gente aprende com tolerância e paciência.
Posso dizer que foi uma experiência catártica.
Que machuca pela tomada de consciência,
Mas que eleva o espírito,
Que renova a esperança.
Não desanime outro amanhã virá.
Então faça sua história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu pequeno botânico

 Ontem, Vinícius e eu saímos para ir ao pé de acerola. Nunca vi ele ama acerola. Vamos devagar e conversando. Ele teve a curiosidade de ver ...

Gogh

Gogh